Geral
Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) lança app REPARE, com informações e tutoriais de exercícios físicos para pacientes de espondiloartrites
Compartilhe:
A Sociedade Brasileira de Reumatologia apresenta REPARE, aplicativo que tem como objetivo contribuir para conscientização e adesão do paciente ao tratamento das espondiloartrites, no qual a prática de exercícios físicos é fundamental para seu bem estar. Desenvolvido pelas Comissões de Espondiloartrites e Medicina Física de Reabilitação da SBR, REPARE é de fácil navegação e o menu inclui 21 vídeos com exercícios de alongamento e fisioterapia, além de agenda para registro de consultas, tomada de medicamentos, de intensidade de sintomas e respostas a perguntas frequentes.
“A adesão do paciente ao tratamento de doenças crônicas, como as espondiloartrites, é um problema mundial. O app contribui para que o paciente se perceba como um agente ativo de seu tratamento e bem estar, além de poder contar com uma fonte confiável de informações sobre a doença e seus sintomas”, afirma o reumatologista Marcelo Pinheiro, presidente da Comissão de Espondiloartrites da SBR.
A seção Movimente-se apresenta vídeos com exercícios para alongamentos globais e para fortalecimento de braços, costas, tronco, pernas. “A atividade física é fundamental no tratamento de espondiloartrites, contribuindo para reabilitar e manter a mobilidade do paciente”, diz o reumatologista Fábio Jennings, Coordenador da Comissão de Medicina Física e Reabilitação da SBR. “Os exercícios são fáceis de serem executados e podem ser realizados a qualquer hora”.
As espondiloartrites afetam principalmente adultos abaixo dos 45 anos de idade e são doenças crônicas. A causa ainda é desconhecida; com tratamento adequado, o paciente se mantém produtivo e com qualidade de vida. Algumas das espondiloartrites mais frequentes e seus sintomas:
- Espondilite Anquilosante afeta mais homens do que mulheres e geralmente se manifesta no início da fase adulta. Dor lombar que vai e volta, dor e rigidez matinal que melhoram com o movimento e pioram com repouso são alguns dos sintomas mais frequentes e que podem ser confundidos com dores por “mau jeito”, ou algum trauma – o que pode levar à demora do diagnóstico e inicio de tratamento.
- Uveite é uma doença inflamatória que pode comprometer a úvea ou uma de suas partes (íris, corpo ciliar e coroide). A inflamação pode atingir também o nervo ótico e a retina. Estima-se que seja responsável por 10 por cento dos casos de cegueira no mundo e pode estar presente junto com outras doenças reumáticas, como espondilite anquilosante, lúpus, artrite reumatoide. Afeta ambos os sexos e é mais comum em adultos jovens, mas pode se manifestar do nascimento à velhice.
- Artrite Psoriásica também doença inflamatória, autoimune, que reúne a dor e o inchaço nas articulações da artrite e as lesões na pele da psoríase. Acomete homens e mulheres na mesma proporção e também é doença de adulto jovem, apesar de ocorrer em qualquer idade.
REPARE é gratuito e está disponível em ANDROID e IOS; foi desenvolvido com apoio da biofarmacêutica AbbVie.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia é uma associação civil científica, sem fins lucrativos, fundada em 1949 com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e da especialidade no Brasil. Hoje, conta com cerca de 2 mil associados, distribuídos em 24 sociedades regionais e mantem comissões científicas por áreas de especialidade, além de representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde. É responsável pela certificação de especialistas em reumatologia, área médica que engloba mais de 120 diferentes doenças. Em 2018, a SBR recebeu da AMB – Associação Médica Brasileira certificado de boas práticas em gestão. Para mais informações, acesse www.reumatologia.org.br